Muitas pessoas só descobrem a existência do status de CPF Suspenso quando precisam do registro do número em alguma situação, mas ele é rejeitado em função do problema. A verdade é que o CPF suspenso normalmente decorre de algum tipo de problema simples em seu cadastro, e que pode ser facilmente regularizado.
É necessário, no entanto, agendar a visita e aguardar a data correta para comparecer fisicamente nas instituições que fazem o procedimento – o que certamente dificulta todo o processo. Por isso, é importante conferir periodicamente se seu CPF está regularizado, e tentar resolver a situação o quanto antes, nos casos em que não estiver.
Quais as consequências de ter o CPF suspenso?
Entre as principais consequências, a possibilidade de registro e movimentações de funções comuns do dia a dia são o principal destaque: você não poderá solicitar benefícios previdenciários, ter a carteira assinada ou – até mesmo – realizar movimentações bancárias que exijam a comprovação de CPF.
Como fazer a regularização?
A regularização do CPF pode ser feia em uma série de instituições brasileiras – sejam no Brasil ou no Exterior. É importante levar em consideração que boa parte destas entidades exigem um agendamento prévio para o processo de regularização.
A forma mais prática de fazer o procedimento é no Site da Receita Federal, que permite fazer tudo gratuitamente e sem a necessidade de presença física em uma unidade da instituição. A regularização do CPF suspenso pelo site só é permite em casos de erros de cadastro simples que possam ser alterados pelo próprio usuário. Em alguns casos mais complicados, pode ser necessário agendar uma visita física em uma unidade da RF.
Fonte: Direitos Brasil
0 Comentários